Dicas para um Networking Eficiente

Nesse post queria enumerar algumas dicas para um networking eficiente.

Poderíamos citar sobre algumas fontes de contato sólidas que você poderá estabelecer durante a vida para a busca de oportunidades de emprego.

 

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Independentemente de esse contato ser feito por intermédio de um amigo, de um familiar, de um professor ou de redes sociais, é preciso que você perceba que as relações pessoais e profissionais podem ter uma divisão muito tênue; em vista disso, é muito importante manter um cuidado especial com cada uma delas.

Fazer networking parece um processo fácil, mas nem sempre é tão simples assim.

É imprescindível seguir algumas etapas e, também, desenvolver alguns hábitos fundamentais, como ser determinado, criativo, disciplinado, ter empatia, coragem e, principalmente, saber ouvir.

Porém, não é preciso ser uma pessoa extrovertida para construir uma boa network; o importante é dar um passo de cada vez, e o melhor a fazer quanto a isso é começar com quem você já conhece.

Por outro lado, existem algumas razões que impedem as pessoas a fazer networking, como o despreparo, a vergonha, o medo de ser rejeitado e a baixa autoestima.

Muitos especialistas afirmam que fazer networking é quase uma arte; sem dúvida, é algo que contribui de forma expressiva para a construção da sua carreira.

Por isso, é fundamental que você desenvolva algumas habilidades.

Primeiramente, para perder o medo, o melhor conselho é buscar a autoconfiança, e isso exige preparo.

Conheça algumas orientações de como é possível construir uma rede de contatos e a importância de mantê-la aquecida.

Lembre-se de que esse processo acontece aos poucos e que durante toda a vida sua rede tende a crescer!

 

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Ter disciplina e investir tempo para realmente, e genuinamente, conhecer pessoas

E acredite, fica muito claro para o seu interlocutor perceber se você está fazendo isso genuinamente, ou seja se você está realmente interessada no “relacionamento” com as pessoas.

Vire a página

Toda a vez que saímos de um emprego levamos um certo ressentimento pela saída.

A saída de uma empresa nunca é fácil, na maioria das vezes tem um executivo que chega, que traz a sua “turma”, coloca uma pessoa como nosso chefe que muitas vezes não concordamos com a estratégia e abordagem de como as coisas são conduzidas, e o final é quase sempre o mesmo: somos retirados do “jogo”.

A demissão acontece por incompatibilidade com o superior, por não concordar com a estratégia ou simplesmente pelo fato de não nos adequarmos mais ao momento atual da empresa (a famosa restruturação).

Esse ressentimento fica impregnado no nosso subconsciente e nos pegamos falando mal da empresa e/ou subordinados seja em entrevistas de emprego ou durante encontros de networking.

Voce só conseguirá seguir em frente se “virar a página”.

Aproveite este momento

A quanto tempo não curtimos nossos filhos? Nossa casa? Tiramos tempo para nós?

Colocando o fator financeiro de lado, devemos tirar um tempo para nós neste momento de transição para fazer coisas que não fazemos enquanto estamos empregados seja férias, ficar com as crianças ou fazer aquele curso de fotografia que há tempos queremos fazer.

 

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Comece agora

Se você é como a maioria das pessoas, sua tendência vai ser a de procrastinar o networking.

Como eu disse, fazer networking dá trabalho mas uma vez que aprendemos a fazer tomamos gosto pois é muito gratificante.

Nunca sabemos quando vamos precisar da nossa rede e você com certeza vai sair na frente se investir na sua rede de relacionamento, portanto o ideal é começar já.

Perguntas de Ouro

Quando estiver em um encontro de networking, seja gentil, genuíno, mostre interesse pela outra pessoa.

Todas as pessoas gostam de falar sobre si mesma e não tem coisa melhor para retomar o contato com uma pessoa que você não vê há anos, como a de pedir a opinião dessa pessoa sobre sua estratégia de recolocação, empresas alvo, etc.

Segue as perguntas que sempre devem fazer parte do seu repertório em um encontro de networking (se você estiver em transição de carreira):

  1. O que você acha da minha estratégia de recolocação?
  2. Voce faria algo diferente?
  3. O que você acha?
  4. Considerando meus objetivos de carreira, com quais empresas ou pessoas você acha que eu deveria conversar?
  5. Voce pode me apresentar para algumas delas (pessoas ou empresas)?
  6. Como posso te ajudar?

Faça o “Follow-Up”

De nada adianta você investir no seu relacionamento, ir a Happy Hours e almoços com os seus contatos e no final não fazer o que você disse que iria fazer.

A melhor ferramenta para manter sua rede ativa chama-se “credibilidade” e a credibilidade é vivenciada pelo seu contato quando você faz o que prometeu durante seu encontro seja ele enviar um CV para uma empresa, apresentar um contato ou enviar o telefone de uma pessoa.

Faça o follow-up assim que voltar do seu encontro e não procrastine essa tarefa importante.

 

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Priorize

Dependendo da sua rede de relacionamentos você não vai conseguir almoçar com todos os seus contatos.

Um cálculo rápido é que se você estiver empregado e decidir almoçar com 2 pessoas (diferentes) por semana, no final do ano você terá conseguido almoçar com aproximadamente 100 pessoas diferentes NO ANO.

O que não é muito, principalmente quando facilmente temos mais de 500 contatos no Linkedin e outras mídias sociais.

Portanto, priorize seus relacionamentos e sua agenda.

Mas como fazer isso?

Comece listando as pessoas que na sua opinião poderão gerar o maior potencial de benefício com o menor “esforço” possível.

O que é esforço?

Quer dizer que para determinado contato vai ser mais fácil fazer a aproximação, que você tem maior empatia, que a agenda vai ser mais flexível, etc.

 

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Organize-se

Quando você estiver em um encontro de networking preste atenção nos detalhes (nome da esposa, hobbies, nome dos filhos, eventual problema pessoal, etc), pois eles dão dicas fundamentais para o aprofundamento do relacionamento e um eventual follow-up com esse contato.

E se você for como eu você vai precisar de uma ferramenta para armazenar essas informações na medida em que você for se relacionando com mais e mais pessoas.

A tecnologia está aí para isso, para utilizarmos a nosso favor.

Existem diversas ferramentas na internet que utilizam-se do conceito de gestão de contatos para facilitar a nossa vida.

Organize-se.


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Até o próximo post!

Paulo Roberto

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